AUTO RESPONSABILIDADE
A transferência de culpa é uma atitude muito comum, que muitas pessoas praticam sem sequer perceber. Tanto na vida pessoal quanto na rotina profissional, esquecemos que a condição em que nos encontramos hoje, nosso modo de viver, os frutos que temos colhido são consequências de nossas próprias atitudes e escolhas.
Essa afirmação assusta, no entanto, ela pode ser motivadora, onde podemos lidar melhor com as situações, reconhecendo que as mudanças de rumo necessárias para nos colocar no caminho está em nossas mãos, ou seja, em nossas atitudes.
E para apenas. Acredite: a auto responsabilidade tem um impacto positivo de profunda relevância na sua rotina e pode até mesmo mudar o seu propósito de vida.
Ninguém pode e deve fazer isso por você. Mesmo que acredite que não, é possível aprender a ser auto responsável e aplicar isso em sua vida. A auto responsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente. É a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que te acontece.
Da mesma maneira que aprendemos a transferir a culpa, em algumas situações, também podemos desenvolver a autorresponsabilidade. A diferença é a dedicação necessária para aperfeiçoá-la, enquanto culpar os outros é muito simples.
Na rotina profissional, a auto responsabilidade aplicada se converte em um degrau de ascendência para o indivíduo. São atitudes que denotam a capacidade de solucionar problemas, de inovar e realizar o serviço cada vez melhor. Desenvolver a autorresponsabilidade nos empodera e impulsiona na busca de nossos objetivos com o alcance de bons resultados, assim como estimula o autoconhecimento e a habilidade social.
Aprimorar essa competência exige muito autoconhecimento e maturidade, o caminho é contínuo, uma vez que a sua aplicação se converte em um aprendizado incessante.
Confira as vantagens em aplicar a auto responsabilidade no ambiente corporativo:
- mudança nos hábitos, alterando aquilo que não funciona em novas soluções;
- mais autoconhecimento;
- melhoria na capacidade e habilidade social;
- redução das crenças limitantes no dia a dia;
- menos frustração e maior capacidade de reação;
- redução de conflitos na rotina;
- novas perspectivas — como a de transformar obstáculos em oportunidades;
- o profissional se torna uma referência para os colegas;
- gera-se mais oportunidades de crescimento — pessoal e profissional.
Apresentamos as seis leis da autorresponsabilidade que devidamente assimiladas ajudam a manter o foco e comprometimento:
- Se é para criticar os outros, cale-se;
- Se é pra reclamar, dê sugestão;
- Se é para buscar culpados, busque solução;
- Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
- Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
- Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.
A tarefa não é fácil, mas possível, colocá-la em prática nos empodera e nos capacita a mudar e seguir em direção dos nossos objetivos.