“Senso de pertencimento é a experiência de envolvimento pessoal em um sistema ou ambiente que faz as pessoas se sentirem partes integrais daquele sistema ou ambiente”. Hagerty
Recentemente a Revista Você Rh publicou um artigo sobre como promover o senso de pertencer nas Organizações. E com a pandemia e a migração para o trabalho home office, esse tem sido um tópico bastante discutido pela área de Recursos Humanos e pelas lideranças das empresas.
Fazer com que os colaboradores tenham esse senso de pertencimento, não é algo tão simples assim, pois requer um conjunto de fatores, e na maioria das vezes os impactos do senso de pertencimento estão ligados ao bem-estar e à saúde mental.
De acordo com a matéria, existem estudos indicando que o nível de ansiedade das pessoas diminui conforme o senso de pertencimento delas aumenta. Outras pesquisas mostram que o senso de pertencimento ajuda o indivíduo a criar uma identidade.
O que é senso de pertencimento
De acordo com pesquisadores, o senso de pertencimento é uma necessidade humana. É o valor da experiência de se sentir valorizado, importante e aceito, gerando a percepção de que as características do indivíduo, articulam de acordo com o sistema ou meio no qual ele está inserido, e no ambiente de trabalho não é diferente, visto que passamos a maior parte do nosso tempo envolvidos com atividades profissionais.
Como em tudo existem os prós e os contras, nesse cenário de trabalho remoto não é diferente. De um lado o uso de ferramentas digitais que têm ajudado muitas pessoas a serem mais produtivas, a ganhar tempo, qualidade de vida e mais convívio com a família. Do outro lado, a preocupação das empresas é com a com a saúde mental e física dos colaboradores nesse novo dia a dia, pois alguns têm dificuldades em equilibrar vida pessoal e profissional, determinar intervalos para as refeições, gerir as equipes remotamente, além de questões relacionadas ao senso de pertencimento.
E por que a preocupação com o senso de pertencimento?
Em muitas empresas os novos funcionários iniciaram nas organizações trabalhando de casa, sem nunca terem vivenciado o clima do dia a dia dentro dos escritórios daquela empresa. E isso não é somente com os novos, mesmo os colaboradores com algum tempo de casa podem enfrentar esse descolamento do senso de pertencimento por estarem fisicamente distantes dos seus colegas de trabalho após tantos meses de trabalho remoto.
De acordo com a revista Vocerh algumas práticas podem auxiliar para aumentar o senso de pertencimento nas organizações:
- Ter clareza sobre qual é a cultura e o propósito da empresa
A empresa precisa ter bem definido qual a cultura quer seguir, qual o seu propósito e disseminar para os colaboradores.
- Zelar pela saúde mental e pelo bem-estar físico da equipe
Um colaborador saudável físico e emocionalmente tende a produzir mais e melhor. Promover atividades, investir em tecnologias ou aderirem a canais de suporte psicológico que propiciem bem-estar e ajude os profissionais a enfrentarem questões pessoais e delicadas.
- Manter uma comunicação clara
Promover uma comunicação clara, objetiva e transparente. Utilizar ferramentas digitais para que as pessoas se sintam parte de um grupo, celebrar as vitórias e manter encontros sociais descontraídos, ainda que em formato online.
- Valorizar a diversidade, a equidade e a inclusão
Pessoas que se sentem aceitas, têm um senso de pertencimento muito maior quando acreditam que serão valorizadas independentemente do grupo de diversidade ao qual pertençam. Respeitar e saber ouvir as necessidades dos grupos de diversidade é fundamental em qualquer relação.
- A liderança deve apoiar as equipes
A proximidade das lideranças da organização com as equipes em tempos de gestão remota é um fator bastante importante, envolvendo-os na tomada de decisão, pois o senso de dono deve estar presente em todos os colaboradores e a autonomia é um dos grandes fatores que gera um engajamento nas pessoas. Além disso, é importante que a liderança faça o que se fala. Já não é admissível falar algo e agir de forma diferente.
- Avaliar funções e cargas de trabalho
Uma ação interessante é pedir para que os funcionários revisem seus planos de trabalho para entender o que de fato é importante ser feito, o que pode ser adiado e onde deve ser colocada a maior energia. Já que o colaborador tem a oportunidade de refletir sobre suas próprias atividades, o seu papel dentro da empresa e a importância do seu trabalho para a organização. As pessoas precisam se sentir importantes, saber que seus esforços importam para a organização e que, como indivíduos, estão sendo vistos e ouvidos.
- Instituir comitês de crise
Criar comitês de crise para tomadas de decisões das organizações, com a presença de representantes dos diversos grupos da empresa, a fim de que as ações propostas tenham mais chance de serem efetivas.
- Promover processos de mentoria
Outra ferramenta interessante que pode ajudar a acelerar o senso de pertencimento é a mentoria. A ideia é que profissionais jovens ou que acabaram de ingressar na empresa tenham um colaborador mais experiente, por cargo hierárquico ou anos de casa, como uma espécie de conselheiro para a carreira. Mas, pode-se também aplicar a mentoria reversa, na qual os jovens auxiliam profissionais seniores que tenham alguma dificuldade com questões tecnológicas.
Essas são algumas ideias que podem ajudar as organizações a trabalharem o tema do senso de pertencimento.
Vale ressaltar que é extremamente importante analisar cada fator mencionado acima e avaliar o que de fato se adequa com a realidade e a cultura da empresa onde está inserido. Às vezes, o que consideramos aplicável em uma determinada empresa, não funciona em outra justamente por causa da cultura.
Se quiser ler na íntegra a matéria, acesse o link:
