E aí, conseguiu assistir o filme que indicamos essa semana: Estrela além do tempo?
Bom, o filme realmente é digno de Oscar, não só pela produção e pelos atores, mas pelas inúmeras reflexões que proporciona. É daqueles filmes que nos prende e nos faz raciocinar sobre vários aspectos de nossas vidas, especialmente na vida profissional, pois fica evidente diversas competências (softs skills), assunto já abordado em nosso Linkedin, caso não tenha lido, dê uma olhada nos artigos, que você entenderá.
A vida não foi nada fácil para as três personagens, porém o que impressiona foi como souberam usar a Inteligência Emocional para demonstrarem suas competências: Foco, Resiliência, Automotivação, Liderança, Persuasão, Capacidade de Decisão, Confiança, Persistência, Estratégia, entre outras.
E aí, pronto para entender como Dorothy, Katherine e Mary demonstraram essas competências? Fique ligado que falaremos a partir de agora.
Lembra da Dorothy, que era supervisora dos computadores negros que teve uma verdadeira postura de Liderança, que comentamos no artigo anterior? Hummm….não lembra? Então corre lá no Blog.
Afinal, o que é Liderança?
Liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma ética, a contribuírem no alcance dos objetivos da equipe e não deixando-os perderem o foco. Sabe planejar e desenvolver estratégias, sendo visionário para chegar ao resultado final com sucesso, mesmo perante as adversidades. Uma boa liderança corre riscos, assumi responsabilidades, acredita no seu potencial, e tem humildade.
No filme, Dorothy evidencia a habilidade de Liderança, ao saber que a Nasa estava adquirindo um computador, o IBM, que fazia 24 mil cálculos por segundo, o que poderia colocar seu emprego e de outras funcionárias em risco. Para evitar que sejam dispensadas, Dorothy busca se aperfeiçoar, adquirindo conhecimento sobre o assunto e ensinando as colaboradoras a programarem.
A próxima personagem é a Srª Mary Jackson que sonhava em atuar como engenheira NASA, mas sempre que pedia para ser inserida no programa de desenvolvimento de engenheiros, tinha seu pedido negado, pois os requisitos eram mudados, justamente para impedi-la de participar.
Além de identificarmos a competência Foco, que abordamos no texto anterior ela também apresenta a habilidade Persuasão.
Quando falamos de persuasão imaginamos logo alguém querendo tirar proveito do outro para conquistar algo em seu benefício. Porém ao buscar o conceito da palavra Persuasão veremos que trata-se de uma estratégia de comunicação, utilizando recursos emocionais para induzir alguém a aceitar uma ideia, e se usada de forma ética, tem a oportunidade de conseguir o que deseja sem prejudicar o outro. E engana-se quem pensa que só há persuasão quando tem uma mente superior dominando uma mente inferior, e foi exatamente o que aconteceu no filme.
E por último, não menos importante, comentaremos sobre uma das competências da personagem Katherine Johnson, que era uma matemática brilhante, em que fazia cálculos incontestáveis, e foi escolhida para trabalhar no Grupo de Missão Espacial, para garantir que os astronautas conseguissem ir e voltar do espaço de forma segura.
Escolher somente uma competência de Katherine foi um tanto complicado, porque a personagem traz em cada cena, uma nova qualidade. Mesmo diante dessa dificuldade, optamos pela Capacidade de Decisão que trata de decidir e resolver problemas sejam eles simples ou complexos, analisando os prós e contras e as informações que darão as melhores soluções e gerarão resultados.
A mensagem que o filme traz não é somente a questão das competências citadas das três personagens, mas as inúmeras adversidades que tiveram que enfrentar num ambiente extremamente competitivo e segregacionista.
