Maturidade Profissional

MATURIDADE PROFISSIONAL 

Quando falamos em maturidade profissional, a tendência da maioria das pessoas é em visualizar um colaborador mais velho, que está há anos no mercado ou na empresa. No entanto, não é a idade que traz maturidade, mas os conhecimentos obtidos durante as experiências e realizações profissionais.

A pessoa madura é aquela que, quando se vê diante de algum problema, sabe contorná-lo com quietude, buscando aproveitar esses momentos para evoluir enquanto pessoa ou mesmo na carreira profissional. A partir do momento em que atinge um alto nível de maturidade, sua capacidade de aproveitar as oportunidades que a vida oferece, mesmo em situações difíceis, se torna maior.

Mas como obter maturidade profissional? 

Como não é consequência de idade, nem ao menos de quantidade de tempo que permaneceu atuando no mercado ou em determinado setor, a maturidade profissional pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Para alcançá-la, é fundamental ser autocrítico e avaliar a sua postura diante das mais diversas situações e relações vivenciadas no contexto organizacional. Somente dessa forma, será possível desenvolver uma postura equilibrada e madura, aprendendo a ouvir e aceitar feedbacks. 

Podemos dizer que um indivíduo atingiu a maturidade profissional quando, independentemente dos anos de atuação no mercado ou em determinada empresa, ele já vivenciou diversas situações, lidou com pessoas diferentes, participou de projetos variados e teve que solucionar conflitos, que o levaram a desenvolver habilidades para enfrentar os desafios de sua carreira com inteligência, tato e coerência.

 

E quais os benefícios de possuir o amadurecimento profissional?

Quando alcançamos a maturidade profissional, conseguimos analisar melhor e com racionalidade, de forma a encontrar soluções mais adequadas. Conseguimos identificar nossos pontos fracos e melhorá-los. Nos auxilia na construção de nossa inteligência emocional, transformando falha em fonte de aprendizado.

O amadurecimento nos permite enxergar, com objetividade e clareza, o que precisa ser feito para ultrapassar barreiras e superar qualquer dificuldade.

Quando amadurecemos, aprendemos a controlar nossas emoções de maneira eficaz, mesmo diante das dificuldades temos uma postura serena. Apresentamos maior tolerância aos próprios erros e das outras pessoas. Diante dos fracassos enxergamos as lições por trás da situação, adquirimos autoconhecimento e interações sociais de qualidade.

A partir de então, seu comportamento será pautado em valores que o levarão ao desenvolvimento profissional e, finalmente, a atingir a tão sonhada carreira de sucesso.